Código de Ética,Conduta e Integridade
CÓDIGO DE ÉTICA CONDUTA E INTEGRIDADE

O nosso CÓDIGO DE ÉTICA CONDUTA E INTEGRIDADE tem como objetivo INFORMAR e formalizar os valores que esperamos na conduta de cada um de nós, no desempenho das atividades profissionais e relacionamentos na LOTUS. Este “manual” de Conduta compila os princípios ÉTICOS fundamentais e regras de CONDUTA que orientam o comportamento e possibilitam alcançar uma convivência justa e harmoniosa entre a LOTUS e os públicos com quem mantém contato.
Diante disso, declaramos que temos o compromisso de cumprir as leis, normas e regulamentos vigentes em nossas políticas e procedimentos internos, agir de maneira Ética e honesta. Somos uma organização que valoriza estar em CONFORMIDADE de modo geral. Em qualquer um dos nossos Projetos deve-se seguir os preceitos definidos por este Código de Ética, Conduta e Integridade.
A partir de agora, cabe a você conhecer, acompanhar e principalmente zelar para que todas as leis, normas e regulamentos sejam sempre cumpridos, que suas condutas estejam de acordo com o exposto neste documento.
A LOTUS adota em seus relacionamentos os mais rigorosos padrões de conduta e princípios éticos, que devem ser seguidos por todos os seus colaboradores. Os Princípios Éticos fundamentais são a base deste CECI e devem nortear as atitudes de todos os colaboradores, Executivos e Alta Administração. Seguimos a Lei 12.846/13 e Decreto 8.420/15.
1. CULTURA ORGANIZACIONAL DA LOTUS
NOSSA CULTURA ORGANIZACIONAL é o que nos diferencia e nos torna únicos para nossos clientes, colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e sociedade em geral. Assim, temos dentro da Lotus, princípios comuns que são alicerce para que a estrutura se mantenha coesa e alinhada. Tais princípios e ideais estão formalizados em nossa CARTA DE VALORES e FILOSOFIA INSTITUCIONAL, os quais devem ser conhecidos e vivenciados por todos aqueles que fazem parte da Lotus.

1.1 NOSSA CARTA DE VALORES

BEM: Trabalho que seja útil ao nosso semelhante, contribuindo para o bem estar da sociedade.
BENEFÍCIO: Trabalho que nos proporcione o justo reconhecimento e crescimento profissional.
BELO: Trabalho que gostamos e sentimos orgulho em realizar.
INTEGRIDADE: Coerência entre Pensamentos, Sentimentos e Comportamentos. Essencial para que vivamos nossa verdade e alcancemos a auto-realização.

1.2 FILOSOFIA DA LOTUS

Nós, integrantes do Corpo Diretivo e do Quadro de Colaboradores da Lotus, unidos pelo mesmo ideal e tendo como missão “Desenvolver projetos e soluções com excelência técnica, criatividade e propósito, promovendo valor estético, funcional e humano em cada obra realizada”, assumimos o compromisso de:
Respeitar os direitos humanos fundamentais, não discriminando nenhum indivíduo e defendendo a liberdade de crença e expressão;
Ter nos seus Colaboradores o patrimônio de maior valor, oferecendo e exigindo dos mesmos um ambiente de trabalho saudável e produtivo, com base no respeito, integridade, humildade, honestidade, lealdade, paciência, persistência, cooperação e comprometimento;
Canalizar esforços com vistas a contribuir para o bem estar e felicidade de todos os Colaboradores;
Aprimorar continuamente todas as fases dos projetos, para beneficiar os Clientes e a Lotus, proporcionando condições de crescimento e desenvolvimento profissional e humano para os Colaboradores;
Manter todos os Colaboradores cientes de que, a conquista da confiança do Cliente e, principalmente, a sua manutenção são propósitos essenciais da LOTUS
Buscar sempre que possível alternativas viáveis, seguras e adequadas às demandas do Cliente, respeitando o seu direito de escolha;
Manter sempre o sigilo profissional, não fornecendo informações internas do nosso Cliente e da LOTUS a quaisquer outros, a não ser quando autorizados pelos mesmos;
Conduzir os processos de contratação e de liberação de recursos financeiros com total lisura, responsabilidade e transparência, sempre com anuência do Cliente;
Buscar apoio de Parceiros comprometidos, pautados pela honestidade, lealdade e confiança, com vistas a potencializar competências;
Prezar cada Parceiro, buscando continuamente a sinergia e estabelecendo relações equilibradas e duradouras.
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2. CONFLITOS DE INTERESSES
Ocorre um conflito de interesse sempre que um de nossos colaboradores se encontrar em uma situação que possa levá-lo a tomar decisões motivadas por outros interesses, que não os da LOTUS. A oposição dos interesses pessoais do profissional e os da empresa compõe a essência desse instituto do conflito.
Cabe ressaltar que, em geral, atuamos como representantes e defendendo os interesses de nossos clientes. Dessa forma, desde que tais interesses não contradigam ou sejam opostos em essência aos nossos valores e princípios, entende-se que são também interesses da LOTUS.
Configura-se CONFLITO DE INTERESSE quando, por conta de um interesse próprio, um funcionário possa ser influenciado a agir contra os princípios da empresa, tomando uma decisão inapropriada ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais. São situações em que o julgamento e/ou atitude da pessoa esteja talvez distorcida em favor de outros interesses, em detrimento dos da organização.
2.1. CONTRIBUIÇÕES PARA PARTIDOS POLÍTICOS OU DOAÇÕES ELEITORAIS
Todas as contribuições ou doações feitas a partidos políticos, campanhas políticas e/ou candidatos a cargos públicos devem seguir os mais estritos padrões legais e éticos, devendo, necessariamente, estarem de acordo com os requisitos e os limites estabelecidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Nenhum colaborador pode utilizar a LOTUS ou recursos privados, para fazer doações a partidos políticos, campanhas políticas ou candidatos para cargo público, em nome da empresa, sem a prévia aprovação da ALTA ADMINISTRAÇÃO.
2.2. VOLUNTARIADO
A importância do voluntariado é entendida e admirada por parte da ALTA ADMINISTRAÇÃO da LOTUS. Desta forma o GRUPO não se opõe ao trabalho de voluntariado desenvolvido por seus colaboradores, mesmo que efetuado em parte do período laboral, desde que não atrapalhe metas e objetivos das tarefas de cada um de nossos colaboradores. Ações com essa conotação devem ser devidamente comunicados e previamente aprovados pela ALTA ADMINISTRAÇÃO.
É bom para a comunidade (levando conhecimento), é bom para o nosso colaborador (ampliando a visão de mundo, conquistando mais empatia e desenvolvendo habilidades) e é bom para a empresa. (Voluntariado = benefícios sociais para quem mais precisa).
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