3
4
5
6
7
8
9
10
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
3
4
5
6
7
8
9
10
previous arrow
next arrow

A Basílica de Aparecida, além de um espaço de devoção e comunhão, também é uma imensa galeria de Obras de Arte Sacra. Obras que são a expressão da Beleza do Divino e que catequisam pela imersão que proporcionam através das mais importantes passagens e momentos da Fé Católica. A diversidade de materiais e técnicas executivas, aliadas à grandiosidade do Santuário, se transformam em estimulantes desafios à equipe de Gestão da Lótus.

Viabilizar técnica e gerencialmente os anseios e inspirações do Arcebispo e Missionários Redentoristas no que toca a tais elementos, nos deixa repletos de contentamento e sentimento de que nossa Missão está sendo cumprida.

00
00
01
02
Image11
Image10
4
5
6
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
00
01
02
Image11
Image10
4
5
6
previous arrow
next arrow

Quando pensávamos já ter gerenciado uma das maiores obras de arte em mosaico da atualidade, a Cúpula Central da Basílica de Aparecida, fomos presenteados com o desafio de viabilizar uma das Maiores Bíblias a céu aberto no mundo.

Sob orientação da administração do Santuário, a Lótus conduz todo o projeto, incluindo a etapa que definiu a responsabilidade pela Concepção Artística das fachadas. Em um processo de seleção que contou a participação com artistas sacros do Brasil e Itália, foi selecionada a proposta apresentada pelo Pe. Marko Ivan Rupnik, responsável pelo Centro Aletti, com sede em Roma – Itália.

O projeto inicial considera o revestimento das fachadas das 4 naves, tendo como temática:

  • Norte: O êxodo do Povo de Deus | 3.840 m²
  • Sul: A Páscoa de Cristo | 2.180 m²
  • Leste: Gênesis | 3.475 m²
  • Oeste: Apocalipse | 3.475 m²
3
4
5
2
1
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
3
4
5
2
1
previous arrow
next arrow

É impossível entrar no Santuário Nacional de Aparecida e não se encantar com toda a sua magnitude. Os olhares buscam o alto e, guiados pela incomparável arte das estruturas que compõe o Baldaquino, encontram a Cúpula Central.

A Lótus teve o privilégio e imensa satisfação em ficar responsável por planejar, gerenciar e finalizar esta verdadeira obra de arte.

Com 2.041 m², a Cúpula Central teve sua superfície coberta por um monumental mosaico representando a Árvore da Vida. Tradição secular mas pouco utilizada no Brasil, a magnífica obra foi produzida a partir do assentamento de mais de 5 milhões tesseras em vidro, produzidas manualmente em Veneza, na Itália – 45% com finas lâminas de ouro e 55% de “smalti colorido”.

Um trabalho de imensa responsabilidade, que exigiu de nossas equipes um alto nível de atuação para gerir a diversidade de envolvidos. Artistas, engenheiros, arquitetos, fabricantes e ampla gama de profissionais, alocados no Brasil e Itália.

1
3
2
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
1
3
2
previous arrow
next arrow

Milhões de devotos visitam Aparecida e voltam seus olhares cheios de fé para ele: o Nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O lugar mais brilhante, importante e almejado do Santuário Nacional, cujo projeto artístico foi concebido por Cláudio Pastro.

Comparado com as dimensões físicas da Basílica, essa pequeno receptáculo abriga o que há de mais importante no Santuário Nacional. Para nós, da Lótus, foi um privilégio gerir todo o projeto, desde a concepção até sua reinauguração.

Cada parte foi meticulosamente projetada e executada, como o trabalho de um relojoeiro. Por ter um elemento que possibilita ter a imagem voltada para a área pública da Basílica e também para a Capela dos Santos Apóstolos, bem como pela necessidade de prover segurança e condições adequadas de conservação, diversas soluções foram agregadas ao projeto: sistema de movimentação, vidros blindados, revestimentos especiais e sistema de climatização.